Sobre

Estatutos Editoriais

O Interruptor é uma revista multimédia independente que olha para o mundo pelas lentes da cultura, tentando que nunca fiquem embaciadas.

O Interruptor valoriza as vozes que se escondem por trás dos dados. Produz conteúdo assente numa perspetiva crítica, íntegra e rigorosa, com preocupações contextuais e desafiando os formatos convencionais.

O Interruptor aposta na inovação e experimentação, combinando abordagens de diferentes áreas de investigação, nomeadamente jornalismo, academia e produção artística documental.

O Interruptor contribui para a democratização do acesso à cultura e à informação com a publicação de conteúdo aberto. Prima pela transparência, comprometendo-se à divulgação de metodologias e dados, bem como à partilha de tecnologia em código aberto.

O Interruptor assume a liberdade, a igualdade e a justiça como princípios máximos da cidadania em democracia. Orientado pelo Código Deontológico dos Jornalistas, rejeita qualquer tipo de pressões, sejam elas de índole política, económica ou outras.

O Interruptor defende uma visão de sustentabilidade no exercício da sua atividade, bem como no ecossistema alargado em que se insere.

O Interruptor rege-se pelos valores e princípios presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e na Constituição da República Portuguesa. Repudia qualquer tipo de discriminação – em particular raça, etnia, nacionalidade, género, orientação sexual, religião e contexto sócio-económico, não excluindo outras.

Licenças

Acreditamos na partilha de conteúdo e de código enquanto peças fundamentais na democratização de conhecimento. Assim, disponibilizamos o que produzimos sob licenças tendencialmente abertas, que permitem a sua partilha e a reutilização.

Conteúdo

O conteúdo produzido pelo Interruptor é disponibilizado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 (CC BY-NC-SA). Isto significa que pode ser:

  • Partilhado, copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
  • Adaptado, remisturado e transformado para qualquer fim não-comercial. Também podem ser criados novos trabalhos com base neste.

Estes direitos são cedidos ao utilizador desde que sejam cumpridos os seguintes termos:

  • Atribuição — Deve ser atribuído o devido crédito, indicando se foram feitas alterações ao original. Isto pode ser feito de qualquer forma razoável. Sempre que possível, deverá ser incluída uma ligação para o artigo original, com menção ao Interruptor, sem que dessa forma se sugira que a publicação apoia ou aprova o seu uso.
  • Não Comercial - O trabalho do Interruptor, bem como as devidas adaptações, não podem ser utilizados para fins comerciais.
  • Partilha Igual — Caso haja adaptação, remistura, transformação ou seja criado um novo trabalho a partir deste material, essas contribuições deverão ser distribuídas ao abrigo da mesma licença.

    Sem restrições adicionais — Não podem ser aplicados termos jurídicos ou medidas de carácter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Código

O código desenvolvido e partilhado pelo Interruptor é disponibilizado sob uma licença GNU-GPL3.0 (tradução não oficial para português). Esta é uma licença de software livre que garante quatro liberdades fundamentais ao utilizador:

  1. Liberdade para utilizar o código para qualquer finalidade.
  2. Liberdade para estudar o código-fonte e para adaptá-lo conforme necessário.
  3. Liberdade para copiar e redistribuir o código.
  4. Liberdade para melhorar o código e redistribuir versões modificadas.

O código pode ser usado com fins comerciais. Contudo, novas versões devem garantir que o código-fonte continua público e acessível.

Ficha Técnica

Directora, editora e redatora principal: Rute Correia
Fotografia e sonoplastia: Ricardo Correia
Programação e design web: Ciaran Edwards

Logótipo e imagem gráfica: BLK. Inês Mourão
Voz off: Jorge Kimbamba

Registo ERC: nº 127466
Periodicidade: Quinzenal
Proprietária: Rute Correia
Sede fiscal e de redação: Avenida da República, nº99, 5ºEsq. 2745-208 Queluz
Contacto: [email protected]